sexta-feira, 7 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher: Nova Acrópole realiza ‘Varal de Poesia’ no Parque Mãe Bonifácia




Voluntários da escola de filosofia organizam um recital de poesia para homenagear o ideal feminino, que tem como principais atributos beleza, amor e sensibilidade


“Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta” (Cecília Meireles)


Se você gosta de caminhar e também gosta de poesia amanhã (8/03) será um dia perfeito para você passear pelo Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, onde a escola de filosofia prática Nova Acrópole realizará um evento em homenagem às mulheres: um ‘Varal de Poesia’. Além de acompanhar a declamação das poesias expostas, você poderá escolher uma poesia e levar para casa. Isso mesmo, levar para casa! O evento gratuito será na Concha Acústica, logo na entrada do parque, pela Avenida Miguel Sutil, das 14h às 18h, a iniciativa tem como objetivo resgatar a cultura, incentivar a prática de esportes, e trazer, claro, mais beleza ao mundo. Quer coisa mais bela do que belas palavras para enfeitar um dia tão especial?

O diretor da Nova Acrópole Cuiabá, Roni Almeida, explica que a proposta surgiu justamente porque o ideal feminino é gerar e manter a vida no mundo, trazer beleza, harmonia, resgatar a sensibilidade, que são características ultimamente esquecidas por todos,  inclusive pelas próprias mulheres, cada vez mais masculinizadas para enfrentar o mercado profissional. O ideal feminino também está distante da relação predatória que a humanidade tem atualmente com a natureza porque é o guardião da vida, vê os seres que o cercam além das aparências, uma floresta é mais que madeira para fazer móveis ou lenha... o feminino capta a beleza dos pássaros, a dança das borboletas, o trabalho incessante das formigas, a importância das águas dos rios e lhe dói quando a vida se extingue. “Alguns povos em diversas épocas da história deram muita importância às suas mulheres, no apogeu de Roma, por exemplo, as sacerdotisas tinham papel tão importante quando dos grandes imperadores, pois simbolizavam o fogo sagrado, a ideia que mantinha o império unido”.

É o feminino quem 'gera e mantém a vida', capta a beleza,
gera harmonia, suavidade, e se dá generosamente.
Os seres humanos precisam resgatar esse ideal,
especialmente as mulheres
Roni explica que na natureza é possível visualizar claramente os dois gêneros e seus distintos papeis, ambos importantes e vitais, há árvores grandes, frondosas, que incorporam o masculino ao proteger as árvores menores e os arbustos. Entre elas também há aquelas que nos encantam com flores e frutos, essenciais à vida na floresta e logo se vê que são representantes do feminino, porque transbordam generosidade e são essenciais à manutenção da vida de diversos seres. No Dia Internacional da Mulher, é importante refletir sobre cada um dos gêneros de maneira respeitosa, lembrando que ambos devem buscar harmonia e que apenas a partir desse processo - que para a filosofia oriental se chama yin e yang - o mundo encontrará a paz, a fraternidade, a beleza, a justiça e o amor. “A arte como expressão do belo resgata essa beleza do ideal feminino dentro de nós, é um convite à reflexão e à mudança, para que todos nós, homens e mulheres, possamos desenvolver esse ideal, mas especialmente às mulheres, para que insistam em se conectar com o seu feminino”.

Nova Acrópole Cuiabá

É uma escola de filosofia à maneira clássica, que busca fazer o estudo comparado das principais civilizações, sempre com o intuito de aplicar esses conhecimentos à prática, ou seja, como manual na ‘construção de si mesmo’. Há uma turma de estudos com matrículas abertas na quarta-feira, dia 2 de abril e palestra inaugural no dia 26 de março. O curso básico tem duração de sete meses, uma vez por semana, com matérias como Ética, Sociopolítica e Filosofia da História, em que os principais grandes pensadores e filósofos da cultura ocidental e oriental são estudados. Além disso, a escola também proporciona atividades extras para vivências culturais e práticas, como leitura comentada de obras clássicas, oficinas de xadrez, de poesia, recitais de poesia e trabalho voluntário.

Acompanhe nossas notícias e programações: www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba e também pelo blog http://www.novaacropolecuiaba.blogspot.com.br.

Veja uma palestra sobre o 'ideal feminino', com a professora da Nova Acrópole Brasília, Lúcia Helena Galvão: https://www.youtube.com/watch?v=zhI5FswDCNM

SERVIÇO

Evento: ‘Varal de Poesias’ Nova Acrópole Cuiabá
Onde: No Parque Mãe Bonifácia, Concha Acústica, entrada pela Avenida Miguel Sutil, bairro Duque de Caxias, na capital
Horário: das 14h às 18h
Contato: (65) 8127-4020/9266-2909

Nenhum comentário:

Postar um comentário